sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

"Mãos à obra, meu povo!"



O ano de 2013 se inicia como sinal de novos tempos, ou, pelo menos, promessa de novos tempos para Cachoeira Alta. É o início da Administração 2013 - 2016, cuja logomarca refere-se a um "Trabalho que transforma". Disso só poderemos ter certeza ao final dos quatro anos, já que é muito cedo para fazer previsões.
De início, a população já foi convocada para o trabalho, que é limpar as possessões de um futuro Frigorífico. Que o Frigorífico venha mesmo, abra as suas portas, empregue o povo e contribua para a arrecadação do município. 
Comungando de uma opinião um pouco solitária, penso que a grande empresa do Grupo Rodopa teria condições de sobra para limpar a área com investimentos próprios, empregando uma boa quantidade de pessoas do município e já injetando renda na economia municipal. Ou, em outra hipótese, a Prefeitura, tendo funcionários assalariados para o serviço e maquinas para tal, poderia efetuar a limpeza do local.
Entretanto, quem vai mesmo colocar as mãos à obra neste final de semana é o povo, abdicando um final de semana de descanso e de aconchego familiar. E muitos vão com a esperança de um emprego na grande empresa, algo que não acontece bem assim.
Seria uma jogada de marketing para semear na população o sentimento de contribuição para a volta do Frigorífico? Ou uma expropriação do trabalho humano, já bastante realizada por grandes empresas em nosso mundo capitalista e, agora, também pelo Poder Público? Aqui está algo para ser pensado.
É apenas uma análise solitária e isolada do caso, que representa um dos lados da moeda. Espero que não leve a mal se não comungamos da mesma opinião. São apenas diferentes pontos de vista e perspectivas sobre um mesmo fato. Algo importante para a DEMOCRACIA na política e na sociedade civi, aspecto que também deve ser colocado em prática pela atual administração. Isso implica em respeito à oposição e às idéias divergentes.
Finalmente, fica aqui os votos de sucesso à ADM 2013 - 2016, pois o povo de Cachoeira Alta merece. E que não se esforcem para destruir as conquistas do passado, já que a virtude consiste em mesclar o novo ao velho, o tradicional ao moderno, o passado ao futuro. Afinal, quem desconsiderar o passado e a base nunca terá condições de saber qual o melhor caminho.

7 comentários:

  1. Não estou querendo passar por egoísta e individualista, mas que doideira é essa convocar a população para fazer o trabalho de quem é para isso? rsrs #sónacacheiraaltamesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De início, pensei que minha opinião era mesmo bastante solitária.
      Entretanto, tenho percebido que muitas pessoas compartilham desta mesma opinião.
      Não é nenhum comportamento egoísta ou individualista seu.
      Foi mesmo falta de bom senso e respeito por parte do Poder Público. Afinal, o terreno é particular e o interesse é preponderantemente privado e, não público, pelo menos em minha opinião.

      Excluir
  2. Achei uma atitude positiva, mostrando o quanto o prefeito quer que as empresas se instalem em nosso município. A parceria é sempre bem vinda em todos os setores. Quando a população se envolve em um determinado objetivo, as chances de sucesso aumentam. O convite foi feito e ninguém foi por imposição e sim por vontade própria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São diferentes pontos de vista. Fico muito feliz por aqui ter expressado o seu. O texto é um artigo de opinião e, por isso, contestável.
      Obrigado por expressar a sua opinião. O blog criado foi criado com a intenção de garantir a liberdade de expressão, divergência e debate, desde que siga a diretriz do respeito.
      Continue nos acompanhando, manifestando a sua opinião, concordando ou descordando com o que aqui for exposto.

      Excluir
  3. Uso indevido do povo

    Autopromoção é o ato de alardear méritos, qualidades e supostos atributos. Origina-se em pessoas que anseiam reconhecimento e admiração. Quando utilizada com parcimônia pode-se lograr boa colheita, mas em doses desmedidas o contrário ocorrerá. A tão sonhada reabertura do Frigorífico deve se concretizar em poucos meses . Isso ocorrerá, não em decorrência de ações individuais ou de grupos, como alguns oportunistas tentam desesperadamente pregar, mas sim, devido aos interesses comerciais e empresariais de grandes corporações como o Grupo RODOPA. Fato é, que ao explorar a mão de obra da sociedade, em benefício de uma empresa milionária (lucro em 2011 de 417 milhões de reais), o atual prefeito troca os pés pelas mãos, confunde o público com privado e busca unicamente AUTOPROMOÇÃO às custas do povo. Compareceram ao mutirão cerca de 70 pessoas,cerca de 0,8% da população. Fica comprovado que a sociedade cachoeiraltense não comungou com narcisista manobra e deu um sinal de que não será ludibriada tão facilmente. É tempo de trabalhar, que a postura correta, eficiente e responsável da administração prévia, sirva não como pesadume, mas sim, como exemplo ao atual alcaide.
    Menos alarde, mais resultados! Que a presente administração tenha sucesso. Nossa cidade precisa continuar avançando!

    ResponderExcluir
  4. Isso é falta do que criticar, olha só ja teve resultado o empenho do prefeito, e o frigorifico realmente vai voltar, ele realmente pos as mãos na massa, esse prefeito realmente quer trabalhar e não so ficar em seu aconchegante sobrado ou preocupado com suas fazendas, ele é empresario e de sucesso, creio que ele quer o melhor pra sua cidade, pois com o crescimento da mesma ele ira fortalecer seu negocio... Antes do Kelson ser prefeito eu já o admirava, ótimo administrador, empresario, advogado e fazendeiro, sem falar que tudo que ele meche vai pra frente.. Espero que ele faça que Cachoeira progride igual seus negócios, pois já estaria de bom tamanho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo, obrigado pelo seu comentário.
      A intenção deste blog e de suas publicações é justamente gerar debates e discussões sadias. O texto é a expressão de minha opinião, apresentado com argumentos que considero razoáveis, e que mesmo assim são contestáveis, de modo que há quem concorde e há quem discorde, como demonstrado pelos comentários.
      Isso é essencial ao Estado Democrático de Direito e está, inclusive, garantido pela Constituição Federal em seu Art 5º, IV: "É livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato."
      Como expresso na descrição do blog, espere de nós RESPEITO sempre.
      E que ótimo mesmo que o Frigorífico reabrirá, gerando empregos e renda para a economia local e para o Poder Público.
      E que a empresa responsável pelo Frigorífico seja acima de tudo IDÔNEA, não submetendo aos funcionários e pecuaristas o desrespeito como houve em tempos passados.
      Como sinal do RESPEITO aos leitores e SERIEDADE deste blog, o PREFEITO MUNICIPAL foi o primeiro convidado a escrever sobre os desafios e expectativas de sua administração, tendo assumido o compromisso de enviar-nos o texto nesta semana que está terminando, não tendo até então nos enviado.

      Excluir