sábado, 5 de janeiro de 2013

O diário



O livro trata de experiências de vida da autora e fala também dos lugares em que viveu. Desde a região mineira onde nasceu, a cidade de Ituiutaba, onde foi criada, e onde estudou, até o colégio que frequentou e posteriormente, a região de Cachoeira Alta, Goiás, para onde veio depois de adulta. Nesta região ela se casou, criou os filhos e as filhas, recebeu os netos e netas, teve muitas alegrias, algumas tristezas e decepções como todas as pessoas, mas principalmente foi o lugar onde se realizou como mãe, professora e mais recentemente escritora.

A obra é de grande importância para a comunidade cachoeiraltense, para a região e para o Estado de Goiás, cujo interior é carente de livros que registre sua história, usos e costumes. O livro é uma bela e divertida contribuição para com a preservação e construção de nossa cultura. Ele está repleto de elementos e significados que ajudam a identificar nosso povo como pertencente a nossa comunidade, diferenciando-nos de outras comunidades, surgindo assim, a nossa identidade cultural.

É possível dizer que não se vive do passado, se vive do presente e do futuro. Porém, para se compreender as transformações pelas quais a cultura de um povo tem passado no decorrer dos tempos, se faz necessário entender como era antes no inicio de sua construção. Há de se estabelecer parâmetros para se poder definir em que aspectos a cultura foi transformada e em que grau. E o livro minha vida....minha história dá aos cachoeiraltenses um pouco disso. Dá-nos a chance de conhecermos um pouco da história de nossa própria cultura.

Além do mais, é muito bom ler um livro que a história se passa na minha cidade. Uma vez meu professor de literatura disse que é extremamente prazeroso ler uma história que sucedenum lugar conhecido. Poxa! Ele tem toda a razão. E eu, como cachoeiraltense, provei desse prazer ao ler Minha vida....minha história.

Feliz daquele e daquela que poderá ter acesso a esta obra. Feliz a minha comunidade pelo duplo presente que recebeu: primeiro, a própria presença da professora Terezinha, com sua dedicação, com seu amor à cidade e sua população; segundo, este livro que há de marcar positivamente a história da cidade, recheada também de registros de ordem geográfica, antropológica, administrativa, educacional, política, por fim, um conjunto de flashes abordando a totalidade da vida da comunidade de Cachoeira Alta, de ontem e de hoje, com reflexos no amanhã.

14 comentários:

  1. Que gracinha vc, valorizar o trabalho da minha mãe! Muito obrigada pelo carinho!

    Um abraço, agradecida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico felicíssimo que você tenha gostado, Vera. E não tem que agradecer não. Afinal o grande feito é de sua mãe. Nosso blog quer seguir essa temática. Mostrar belos trabalhos, como da Terezinha, que embeleza a nossa região.

      Excluir
    2. Estou acompanhando as publicações do Blog e do Facebook com admiração e com orgulho dos filhos de Cachoeira Alta! Fico feliz e orgulhosa de ser filha desta terra e de ter conterrâneos assim, preocupados com o rincão natal, demonstrando um amor telúrico e sem exageros irreais! Melhor ainda, com boa escrita e conhecimento do que fazem! PARABÉNS!

      Excluir
  2. Parabéns por valorizar o trabalho da professora Terezinha, uma mulher guerreira que deixou sua contribuição na Educação de Cachoeira Alta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso, entre outras coisas, que queremos fazer neste blog. Apreciar obras e pessoas que enriquecem nossa cidade.

      Excluir
    2. Palavras tocantes para mim. O meu agradecimento a vcs!

      Excluir
  3. Parabéns João Elter,a professora Terezinha merece este destaque. E o blog é muito importante pois retrata de forma séria,a história, política e aspectos sociais de nossa região. Continue escrevendo e pode contar comigo sempre que precisar.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Eu também, José Renato. Obrigado pela visita. Abraço

      Excluir
    2. Agradeço de coração o respeito demonstrado por vocês a uma obra tão singela como é esta. A minha mãe, com certeza ficaria envaidecida com os comentários e com a amizade de vocês.Obrigada!

      Excluir