domingo, 13 de janeiro de 2013

Educação: o caminho para o futuro


            Em uma análise cuidadosa, percebe-se que o índice alcançado pelo Ensino Municipal no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB de 2011, apresentado no gráfico abaixo, não é assustador, se comparado à média das Escolas Públicas brasileiras, porém muito distante de um nível educacional considerado ideal. É certo que apresentamos melhorias nos últimos anos, mas o caminho ainda é longo. O acesso ao ensino livre, público, gratuito e de qualidade é direito de todos e dever do Poder Público, estando garantido pelo Art. 205 da Constituição Federal, com vistas ao "pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho". 
        Desse modo, é a efetivação desta norma constitucional uma condição imprescindível para o desenvolvimento social e econômico que tanto anseiam os cachoeiraltenses. A educação não deve ser apenas uma das prioridades do governo municipal, mas a principal prioridade. Só assim, é possível traçar metas e obter resultados que possibilitem uma cidade melhor a cada dia. Nas palavras de Paulo Freire, "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
            Para tanto, faz-se preciso incentivar a qualificação de nossos professores, remunerá-los por isso e valorizar a principal carreira da contemporaneidade; reformar, ampliar e modernizar os prédios escolares existentes, além da construção de uma Escola Municipal. É necessário garantir uma gestão democrática da educação, promover o diálogo entre pais e professores e propiciar uma educação transformadora, multidisciplinar e emancipatória.
             Faz-se preciso romper os "muros" e promover o contato com a realidade social, adotar o ensino e práticas de Educação Ambiental e, principalmente, fornecer uma Educação Política, voltada ao Civismo e a Ética, educando para a cidadania. Tem-se que se adequar às novas tecnologias e mídias eletrônicas, mas não se pode perder o contato com o livro, o silêncio e o cheiro da biblioteca. Assim, é indispensável modernizar e reestruturar a Biblioteca Municipal, facilitando o acesso e incentivando o hábito de frequentá-la, tendo em vista que, como diz um de meus professores, "Aos poucos vamos percebendo que o melhor amigo do homem é o livro e o melhor lugar do mundo, a biblioteca."
            Como se percebe, os desafios são grandes, mas superáveis com planejamento, responsabilidade, probidade e, principalmente, vontade política. Finalmente, ficam os votos para que, daqui a algum tempo, Cachoeira Alta seja referência em Educação em Goiás e no Brasil, colhendo os frutos de sementes plantadas com esmero e visão de futuro. 

Por Joaquim José de Paula Neto


Mais detalhes em:
http://www.portalideb.com.br/escola/247367-em-pedro-ludovico/ideb?etapa=5&rede=municipal

8 comentários:

  1. A atual conjuntura da educação brasileira é o crime e castigo de uma herança cultural patrimonialista ibérica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É fato. Entretanto, disse Darcy Ribeiro: "Ficam vocês encarregados de fazer este país... mas façam-o... sem copiar ninguém... realizando as potencialidades do nosso povo."
      Assim, é nossa a responsabilidade de fazer do Brasil um país melhor a cada dia... e nós conseguiremos!

      Excluir
    2. Oh, sim. E o caminho é, como você deixou claro no texto, a educação de qualidade para todos. Só quando o filho do pobre estudar em uma escola tão boa quanto a do filho do rico é que elaboraremos e realizaremos um desenvolvimento justo. Justo para a natureza e para todas culturas deste país.

      Excluir
  2. Bom texto, com ideias claras e lógicas, sem nenhum deslumbramento milagroso. Muito boa escrita. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não agradeça! Realmente você é uma boa promessa de escritor... e já demonstra ser um bom orador! Parabéns!

      Excluir
  3. Parabéns Joaquim Neto, seu texto ficou ótimo. Que realmente os nossos representantes valorizem os professores e melhorem as condições de trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Professor Vagner. E que assim seja mesmo. Parabéns pela sua profissão, que muito contribui para a construção de um mundo melhor.

      Excluir