terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Uma grande surpresa

Por João Elter Borges Miranda



O livro é um registro dos aspectos geográficos, biológicos, antropológicos, as modificações e as transformações ocorrentes no Extremo Sudoeste de Goiás – início do Século XXI e III milênio.

No decorrer da leitura eu tive uma grande surpresa. É certo que o leitor mais atilado se dirá: orá, vejam só, com nossa tradição “documentalista”, que só gera registros superficiais – e que, muitas vezes, são usados como fonte de dados para construção de cenários de “testemunhos” de situações incomuns, esses rapidamente convertidos em minisséries televisivas, de que surpresa se estará falando?

Permita-me responder: esse livro da Lita, Elvis e João Alberto é um mapeamento extremamente minucioso. É uma prova lindíssima do amor deles pela região. Amor convertido em esforço que resultou nessa magnífica obra. O mais belo é que no livro eles também fazem um apelo, um chamado, uma convocação, enfim, um grito de alerta para que salvemos a nossa natureza da degradação ambiental. A toda argumentação é acompanhada por uma excelente seleção de fotos, que contribuem para dar maior enriquecimento aos registros – e que também contribuem para que vejamos o que perderemos com a forte pressão antrópica que estamos impondo a nossa região.

Estou maravilhado com as fotos. Por isso, publiquei aqui algumas delas para que vocês possam ter ideia do que estou sentindo. E quem sabe elas podem até sensibilizá-los para a importância de preservar o meio ambiente.



    Vista panorâmica: região das nascentes do rio Claro – município de Caiapônia.


       
     Nascente do rio Claro: vista lateral – cabeceira mestra. 
     Foto: Edvaldo Assis Melo




    Salto do Manoel Franco – rio Claro


                                   Flor de Caraíba

Goiás deverá se orgulhar deste livro. De causar inveja aos demais Estados da Federação. Indispensável em qualquer estante, biblioteca de qualidade e colégios, para conhecimento da nossa natureza e da nossa gente.

10 comentários:

  1. Caro João Elter, mais uma vez, e o que já não é surpresa alguma, um excelente texto. Ao nível das belezas exuberantes existentes no querido Extremo Sudoeste Goiano. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Joaquim. Porém, quem realmente merece os elogios são os escritores desse livro.

      Excluir
  2. Legal... deve ser um livro lindo. Já coloquei na minha lista de leituras obrigatórias. Valeu pela dica, João.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é mesmo muito bonito, Beatriz. Tudo de bom. Até

      Excluir
  3. Está aí um livro que deve ser lido. E pensar que tem gente que perde tempo lendo "50 tons de cinza".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É duro viver em um mundo que existe 50 tons de cinza.

      Excluir
  4. Muito lindo a história desde livro, adorei ver a foto do salto em caçu, quando adolescente o grupo de jovem da igreja catolica fazia encontros lá nos domingos no qual eu fazia parte. Muito lindo.Maria Ângela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que você tenha gostado, Maria Ângela. Tudo de bom para você. Abraço

      Excluir
  5. Olá João Elter, em primeiro lugar sou "suspeito" por fazer qualquer comentário sobre esta obra. Parabéns pelo seu texto e obrigado por divulgar esta obra em seu blog.
    digo apenas aos leitores, Leiam Goiás Extremo Sudoeste V.
    em breve sairá o volume VI. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elvis, nós é que agradecemos por tão bela obra. E quando digo "nós" estou referindo-me a todos da região.

      Excluir