por João Elter Borges Miranda
Quais são os benefícios da leitura? Como incentivar crianças, jovens e adultos a lerem? Para essas e outras dúvidas dentro do assunto em questão existem muitos artigos na internet. Eu resumi alguns deles para vocês. Sintam-se à vontade para acrescentar algo,
comentando este post.
Quais são os benefícios da leitura?
1) Solta a imaginação.
2) Estimula a criatividade.
3) Aumenta o vocabulário.
4) Facilita a escrita.
6) Ajuda na vida profissional.
7) Melhora a comunicação com os outros.
8) Amplia o conhecimento geral.
9) Liga o senso crítico na tomada.
10) Eleva a auto-estima.
11) Constrói sonhos e nos empurra à realização.
12) É possível experimentar com a leitura, sem de fato experimentar fisicamente.
Como
despertar nas crianças o hábito de ler?
1) Pais que leem servem de exemplo ao filho. O melhor estímulo
que os pais podem oferecer à criança - e que pode ser o principal é o exemplo.
Crianças que veem os pais lendo, que percebem que os pais têm prazer ao ler,
são crianças mais interessadas em leitura do que as filhas de pais que não leem e não gostam de ler. Lembre-se que elas gostam de copiar. Que é sua forma de aprender. Se elas
notam que você gosta de ler provavelmente farão o mesmo. É necessário estar convencido de que a leitura deve ser empregada como uma forma mais de diversão e não como uma obrigação. Portanto, os livros não devem ser introduzidos no
cotidiano da criança só quando ela está aprendendo a ler ou somente quando entra
na escola. No princípio, trate de dar preferência aos livros ilustrados, com
poucas palavras, e faça com que seu filho o toque, o acaricie, cheire, e tenha
todo tipo de contato com ele. Ler para o filho estreita
o vínculo familiar. Afinal, trata-se de uma experiência compartilhada. Lendo,
você ri e se emociona, mostra à criança seu lado humano e capta os sentimentos
dela.
2) Quando ficam um pouquinho maiores, o ideal é
ler em voz alta, seguindo sempre as estórias do livro. Dê importância especial
ao tempo que dedica para tomar seus filhos nos braços e compartilhar com eles o
prazer de ler um conto, longe das distrações da televisão. Compartilhar uma história já é uma forma
de leitura. O fato de a criança ainda não saber ler convencionalmente não
significa que não possa presenciar das mais variadas situações de leitura. Nesta
situação, o adulto é um mediador entre a criança e o livro, ou seja, é ele quem
lê para ela, de preferência com entonação e emoção. Neste momento, o que
interessa é o prazer pela leitura e o afeto que envolve o momento. Muitos dos livros para
crianças em fase de pré-alfabetização são verdadeiros brinquedos. Coloridos e
dobráveis, eles são muito lúdicos, o que estimula o gosto pelos livros. Desde
pequenas, as crianças devem se sentir motivadas a ler. Elas precisam perceber a
leitura como um desafio interessante e prazeroso.
3) Quando seu filho já está numa idade em que consiga estar
mais quieto nos lugares fechados, leve-o para visitar uma biblioteca. A
criança, quando se familiariza com os livros, aprende a manuseá-los, está
construindo uma amizade, um laço com a leitura. Sentir-se-á mais próxima ao
lugar e desejará voltar muitas vezes para escolher o livro que quiser. Encoraje seus filhos e sobrinhos a buscarem que livros gostariam de folhear, que revista lhe chamam mais a atenção
4) Ajude-os a criarem metas individuais de número
de páginas a serem lidas ao longo da semana, seguindo sempre o próprio ritmo da
criança ou do jovem.
5) Outra forma de estimular o interesse
da criança pelos livros é converter um livro em um prêmio. Cada
vez que tiver que premiar seu filho por algo importante, presenteie um livro
sobre o seu assunto favorito.
6) Participe da leitura. Quando seu filho terminar de ler o conto, peça-lhe que lhe
conte algo que aconteceu com algum personagem, ou inclusive faça com que seu
filho adivinhe o que passará no final. Aproveite para fazer comentários sobre
as situações boas e más, e fazer comparações de um pedaço da estória com suas
experiências, como “o que você faria no lugar dele?” “Será que isso vai
acontecer com a gente algum dia?”. Comece a participar e a imaginar finais diferentes, e a viver
várias sensações rindo, emocionando-se, e não deixe de surpreendê-los com novos
contos. Enfim, comente sempre o livro com ele.
Incentive-o a falar da história e contá-la para outras pessoas.
7) Ajude seu filho a formar sua própria biblioteca. É uma boa ideia estimular
as crianças a formarem suas próprias bibliotecas que podem ser compartilhadas
com seus irmãos e amigos e a colaborar, sempre que possível, com a biblioteca
da escola. Comentar uma determinada leitura com outras crianças pode ser uma
atividade interessante, da qual podem surgir novos interesses que levem, por
sua vez, a novas leituras.
8) Procure fazer com que a criança acumule experiências que a motivem a ler. Ajudar
a criança a acumular experiências relacionadas à leitura a motivará a seguir em
frente. Por exemplo, se a criança ver num programa de televisão um livro famoso
ser mencionado, seria interessante dar-lhe de presente esse livro.
9) Escolha uma hora bem calma. Com as crianças, nós
sabemos que há “horas calmas” e “horas agitadas”. Procure um lugar e uma hora
calmos e sente-se com um livro.
10) Se ele pronunciar uma palavra errada, não
interrompa imediatamente. Ao invés disso, dê a oportunidade para autocorreção.
É melhor ensinar algumas palavras desconhecidas para manter o fluxo e o
entendimento da frase do que insistir em fazê-lo pronunciar o som exato das
letras.
Como
despertar nos jovens o hábito de ler?
Os professores e pais sabem o quanto é complicado e
quase impossível fazer com que os jovens leiam. Para resolver isso eu recomendaria primeiramente descobrir o assunto que é de interesse deles. Posteriormente,
faça uma aliança com esses tais interesses. Como? Pesquise sobre o que ele
goste, e quando já estiver inteirado sobre o assunto, faça perguntas e também
afirmações. Nesses momentos aproveite para mostrar algum livro e/ou revista sobre o assunto em questão. E, claro, informe
os professores deles sobre o tal assunto. Por quê? Primeiro, porque os professores da escola têm um tempo limitado e raramente poderão descobrir isso. Segundo, porque só conhecendo bem o
jovem que o professor saberá quais livros terá que escolher para trabalhar com
eles. E depois levá-los a leitura de clássicos.
Infelizmente a escola, muitas vezes, distorce a leitura impondo aos jovens o
dever de cumprir artificialismos, como por exemplo: fazer resumos ou preencher
fichas após a leitura de um romance ou conto, utilizar a leitura como pretexto
para trabalhar questões estruturais da língua, responder questionários imensos
sobre o texto lido. Assim, o jovem não lê para melhor compreender a vida, mas
para cumprir os artificialismos e pretextos impostos pela escola. Essa maneira burocrática,
descontextualizada e sem nenhum significado para eles atualmente usada pela
maioria das escolas deve ser urgentemente esquecida.
Outro grande problema é que os jovens
preferem ficar na internet,
conversar com amigos nos programas de bate papo, ficar até
altas horas em festas do que ler um livro ou qualquer outra coisa que contenha
boas informações. E é pensando nisso que o site LivroClip
(www.livroclip.com.br), com uma série de curtas animados com curiosas
combinações - com duração de cinco minutos cada - visa atrair eles para a
leitura de clássicos. Os filminhos, produzidos em animação, são simples, mas
bem feitos, e contam um pouco da vida e da obra do autor retratado, destacando
aspectos próximos do dia-a-dia dos jovens. Para aumentar o apelo junto ao
público alvo, os desenhos ganham a trilha sonora de cantores e bandas populares
entre eles.
Outra maneira interessante que não beira a força de atração da internet, mas
chega perto, são reportagens sobre jovens e
acontecimentos do dia a dia deles. E também coisas interessantes que acontecem
no mundo a fora. Revistas como superinteressante e mundo
estranho trazem muito disso. Jovens gostam de ler coisas atrativas. Pense como eles que
você encontrará a resposta
Como despertar nos adultos o hábito de
ler?
Missão espinhosa? Sem dúvida. Porém, não é impossível. Mais do que a
possibilidade de se desligar do mundo real e embarcar no enredo de uma bela
obra literária, é necessário dar ao adulto a dimensão de que ler é uma
experiência de múltiplas faces: ela pode mudar a vida dele e ajudá-lo em
conquistas palpáveis, seja o ingresso numa boa universidade ou um simples
bate-papo, mais animado e inteligente, na mesa de um bar. Também é preciso
facilitar ao máximo o acesso dele ao livro, pois a vida adulta geralmente pressupõe trabalho, falta de tempo, cansaço e
pouca disposição para qualquer assunto que não seja "urgente". O
segredo é transformar esses supostos impedimentos em motivos para colocar a
leitura na pauta do dia a dia. Mostre que ler pode ser, por exemplo, o jeito
mais divertido de encurtar o trajeto entre a casa e o trabalho, ou de enfrentar
uma longa fila no banco. E, quanto mais próximos os livros estiverem, melhor.
Tanto faz se a biblioteca fica numa casa da vizinhança, no caminho para o
serviço ou no próprio ambiente de trabalho.
Quando começar a
ler para meu filho?
O quanto antes. O bebê, mesmo dentro da barriga,
sente e escuta a voz da mamãe. Uma mamãe que conta histórias para o seu filhote
durante a gestação oferece uma experiência que pode ser levada para toda a vida
se for sempre estimulada. Depois do nascimento, a mamãe, ou mesmo
o papai, deve continuar a contar histórias para o seu pequeno. A partir do
momento em que o pequeno começa a pegar objetos e a brincar, brincadeiras com
livros já podem ser introduzidas no cotidiano da criança. O segredo nesta idade
é fazer com que o bebê veja o livro como mais um brinquedo, com o qual poderá aprender,
crescer, descobrir, criar fantasias, e ouvir muitas histórias interessantes e
encantadoras. Você sabia que à hora do banho é uma boa oportunidade para seu
bebê se acostumar com livros? Pois é. Existem livros de plástico ideal para
essa hora. Como o banho é muito prazeroso para a criança, esta poderá associar
o livro a um evento gostoso. Se a leitura for
estimulada desde pequenino, o manuseio do livro para essas crianças já será
comum.
Como escolher um livro para meu filho?
Muitas crianças são resistentes a leitura. Os
livros ilustrados ajudam muito a atrair o interesse deles. É importante atentar para a adequação entre a idade da
criança e a faixa etária indicada no próprio livro. Indicações de parentes,
amigos e principalmente, educadores, ajudam - e muito. Busque sempre livros
com temas atraentes e linguagem adequada para cada idade. Tomando o cuidado,
claro, de escolher obras que proponham algum tipo de reflexão e que sejam bem
escritas. Cuidado para não forçar a barra - nunca obrigue a leitura nem indique
obras impróprias para a sua faixa etária. Se começarmos exigindo que eles leiam
livros mais sérios e pesados, podemos perder o leitor. E é importante também
variar sempre. Lembre que as crianças precisam
experimentar vários materiais de leitura. Por exemplo, livros só de figuras,
quadrinhos, revistas, poemas e até os jornais (mostre a ele a parte com
palavras cruzadas e, claro, as tirinhas e charges).
Quanto tempo eu devo ler para meu filho?
A Fundação Nacional de Leitura Infantil (National
Children's Reading Foundation, www.readingfoundation.org), que reúne
instituições voltadas à disseminação da leitura, tem um slogan que diz muito em
poucas palavras: "Leia com uma criança. São os 20 minutos mais importantes
de seu dia". Ou seja, não é preciso ler por muito tempo, mas é importante
inserir a leitura na rotina da criança e da família. Pratique regularmente.
É importante que seja todos os dias da semana. Pouco,
mas frequentemente é a melhor estratégia. Os professores
da escola têm um tempo limitado para ajudar individualmente a leitura dos
alunos.
Eu não tenho
dinheiro para comprar livros. O que faço?
Segundo dados do IBGE, 85% dos nossos municípios possuem bibliotecas
públicas e bem equipadas! Acostume-se a
frequentá-las com o seu filho e mostre quanta coisa interessante ele pode
descobrir com os livros.