por João Elter Borges Miranda
Quais são os benefícios da leitura? Como incentivar crianças, jovens e adultos a lerem? Para essas e outras dúvidas dentro do assunto em questão existem muitos artigos na internet. Eu resumi alguns deles para vocês. Sintam-se à vontade para acrescentar algo, comentando este post.
Quais são os benefícios da leitura?
1) Solta a imaginação.
2) Estimula a criatividade.
3) Aumenta o vocabulário.
4) Facilita a escrita.
6) Ajuda na vida profissional.
7) Melhora a comunicação com os outros.
8) Amplia o conhecimento geral.
9) Liga o senso crítico na tomada.
10) Eleva a auto-estima.
11) Constrói sonhos e nos empurra à realização.
12) É possível experimentar com a leitura, sem de fato experimentar fisicamente.
Como despertar nas crianças o hábito de ler?
1) Pais que leem servem de exemplo ao filho. O melhor estímulo que os pais podem oferecer à criança - e que pode ser o principal é o exemplo. Crianças que veem os pais lendo, que percebem que os pais têm prazer ao ler, são crianças mais interessadas em leitura do que as filhas de pais que não leem e não gostam de ler. Lembre-se que elas gostam de copiar. Que é sua forma de aprender. Se elas notam que você gosta de ler provavelmente farão o mesmo. É necessário estar convencido de que a leitura deve ser empregada como uma forma mais de diversão e não como uma obrigação. Portanto, os livros não devem ser introduzidos no cotidiano da criança só quando ela está aprendendo a ler ou somente quando entra na escola. No princípio, trate de dar preferência aos livros ilustrados, com poucas palavras, e faça com que seu filho o toque, o acaricie, cheire, e tenha todo tipo de contato com ele. Ler para o filho estreita o vínculo familiar. Afinal, trata-se de uma experiência compartilhada. Lendo, você ri e se emociona, mostra à criança seu lado humano e capta os sentimentos dela.
2) Quando ficam um pouquinho maiores, o ideal é ler em voz alta, seguindo sempre as estórias do livro. Dê importância especial ao tempo que dedica para tomar seus filhos nos braços e compartilhar com eles o prazer de ler um conto, longe das distrações da televisão. Compartilhar uma história já é uma forma de leitura. O fato de a criança ainda não saber ler convencionalmente não significa que não possa presenciar das mais variadas situações de leitura. Nesta situação, o adulto é um mediador entre a criança e o livro, ou seja, é ele quem lê para ela, de preferência com entonação e emoção. Neste momento, o que interessa é o prazer pela leitura e o afeto que envolve o momento. Muitos dos livros para crianças em fase de pré-alfabetização são verdadeiros brinquedos. Coloridos e dobráveis, eles são muito lúdicos, o que estimula o gosto pelos livros. Desde pequenas, as crianças devem se sentir motivadas a ler. Elas precisam perceber a leitura como um desafio interessante e prazeroso.
3) Quando seu filho já está numa idade em que consiga estar
mais quieto nos lugares fechados, leve-o para visitar uma biblioteca. A
criança, quando se familiariza com os livros, aprende a manuseá-los, está
construindo uma amizade, um laço com a leitura. Sentir-se-á mais próxima ao
lugar e desejará voltar muitas vezes para escolher o livro que quiser. Encoraje seus filhos e sobrinhos a buscarem que livros gostariam de folhear, que revista lhe chamam mais a atenção
4) Ajude-os a criarem metas individuais de número de páginas a serem lidas ao longo da semana, seguindo sempre o próprio ritmo da criança ou do jovem.
4) Ajude-os a criarem metas individuais de número de páginas a serem lidas ao longo da semana, seguindo sempre o próprio ritmo da criança ou do jovem.
5) Outra forma de estimular o interesse
da criança pelos livros é converter um livro em um prêmio. Cada
vez que tiver que premiar seu filho por algo importante, presenteie um livro
sobre o seu assunto favorito.
6) Participe da leitura. Quando seu filho terminar de ler o conto, peça-lhe que lhe
conte algo que aconteceu com algum personagem, ou inclusive faça com que seu
filho adivinhe o que passará no final. Aproveite para fazer comentários sobre
as situações boas e más, e fazer comparações de um pedaço da estória com suas
experiências, como “o que você faria no lugar dele?” “Será que isso vai
acontecer com a gente algum dia?”. Comece a participar e a imaginar finais diferentes, e a viver
várias sensações rindo, emocionando-se, e não deixe de surpreendê-los com novos
contos. Enfim, comente sempre o livro com ele.
Incentive-o a falar da história e contá-la para outras pessoas.
7) Ajude seu filho a formar sua própria biblioteca. É uma boa ideia estimular as crianças a formarem suas próprias bibliotecas que podem ser compartilhadas com seus irmãos e amigos e a colaborar, sempre que possível, com a biblioteca da escola. Comentar uma determinada leitura com outras crianças pode ser uma atividade interessante, da qual podem surgir novos interesses que levem, por sua vez, a novas leituras.
8) Procure fazer com que a criança acumule experiências que a motivem a ler. Ajudar a criança a acumular experiências relacionadas à leitura a motivará a seguir em frente. Por exemplo, se a criança ver num programa de televisão um livro famoso ser mencionado, seria interessante dar-lhe de presente esse livro.
9) Escolha uma hora bem calma. Com as crianças, nós sabemos que há “horas calmas” e “horas agitadas”. Procure um lugar e uma hora calmos e sente-se com um livro.
10) Se ele pronunciar uma palavra errada, não interrompa imediatamente. Ao invés disso, dê a oportunidade para autocorreção. É melhor ensinar algumas palavras desconhecidas para manter o fluxo e o entendimento da frase do que insistir em fazê-lo pronunciar o som exato das letras.
7) Ajude seu filho a formar sua própria biblioteca. É uma boa ideia estimular as crianças a formarem suas próprias bibliotecas que podem ser compartilhadas com seus irmãos e amigos e a colaborar, sempre que possível, com a biblioteca da escola. Comentar uma determinada leitura com outras crianças pode ser uma atividade interessante, da qual podem surgir novos interesses que levem, por sua vez, a novas leituras.
8) Procure fazer com que a criança acumule experiências que a motivem a ler. Ajudar a criança a acumular experiências relacionadas à leitura a motivará a seguir em frente. Por exemplo, se a criança ver num programa de televisão um livro famoso ser mencionado, seria interessante dar-lhe de presente esse livro.
9) Escolha uma hora bem calma. Com as crianças, nós sabemos que há “horas calmas” e “horas agitadas”. Procure um lugar e uma hora calmos e sente-se com um livro.
10) Se ele pronunciar uma palavra errada, não interrompa imediatamente. Ao invés disso, dê a oportunidade para autocorreção. É melhor ensinar algumas palavras desconhecidas para manter o fluxo e o entendimento da frase do que insistir em fazê-lo pronunciar o som exato das letras.
Como despertar nos jovens o hábito de ler?
Os professores e pais sabem o quanto é complicado e quase impossível fazer com que os jovens leiam. Para resolver isso eu recomendaria primeiramente descobrir o assunto que é de interesse deles. Posteriormente, faça uma aliança com esses tais interesses. Como? Pesquise sobre o que ele goste, e quando já estiver inteirado sobre o assunto, faça perguntas e também afirmações. Nesses momentos aproveite para mostrar algum livro e/ou revista sobre o assunto em questão. E, claro, informe os professores deles sobre o tal assunto. Por quê? Primeiro, porque os professores da escola têm um tempo limitado e raramente poderão descobrir isso. Segundo, porque só conhecendo bem o jovem que o professor saberá quais livros terá que escolher para trabalhar com eles. E depois levá-los a leitura de clássicos.
Infelizmente a escola, muitas vezes, distorce a leitura impondo aos jovens o dever de cumprir artificialismos, como por exemplo: fazer resumos ou preencher fichas após a leitura de um romance ou conto, utilizar a leitura como pretexto para trabalhar questões estruturais da língua, responder questionários imensos sobre o texto lido. Assim, o jovem não lê para melhor compreender a vida, mas para cumprir os artificialismos e pretextos impostos pela escola. Essa maneira burocrática, descontextualizada e sem nenhum significado para eles atualmente usada pela maioria das escolas deve ser urgentemente esquecida.
Outro grande problema é que os jovens preferem ficar na internet
Outra maneira interessante que não beira a força de atração da internet, mas chega perto, são reportagens sobre jovens e acontecimentos do dia a dia deles. E também coisas interessantes que acontecem no mundo a fora. Revistas como superinteressante e mundo estranho trazem muito disso. Jovens gostam de ler coisas atrativas. Pense como eles que você encontrará a resposta
Como despertar nos adultos o hábito de ler?
Missão espinhosa? Sem dúvida. Porém, não é impossível. Mais do que a possibilidade de se desligar do mundo real e embarcar no enredo de uma bela obra literária, é necessário dar ao adulto a dimensão de que ler é uma experiência de múltiplas faces: ela pode mudar a vida dele e ajudá-lo em conquistas palpáveis, seja o ingresso numa boa universidade ou um simples bate-papo, mais animado e inteligente, na mesa de um bar. Também é preciso facilitar ao máximo o acesso dele ao livro, pois a vida adulta geralmente pressupõe trabalho, falta de tempo, cansaço e pouca disposição para qualquer assunto que não seja "urgente". O segredo é transformar esses supostos impedimentos em motivos para colocar a leitura na pauta do dia a dia. Mostre que ler pode ser, por exemplo, o jeito mais divertido de encurtar o trajeto entre a casa e o trabalho, ou de enfrentar uma longa fila no banco. E, quanto mais próximos os livros estiverem, melhor. Tanto faz se a biblioteca fica numa casa da vizinhança, no caminho para o serviço ou no próprio ambiente de trabalho.
Quando começar a ler para meu filho?
O quanto antes. O bebê, mesmo dentro da barriga, sente e escuta a voz da mamãe. Uma mamãe que conta histórias para o seu filhote durante a gestação oferece uma experiência que pode ser levada para toda a vida se for sempre estimulada. Depois do nascimento, a mamãe, ou mesmo o papai, deve continuar a contar histórias para o seu pequeno. A partir do momento em que o pequeno começa a pegar objetos e a brincar, brincadeiras com livros já podem ser introduzidas no cotidiano da criança. O segredo nesta idade é fazer com que o bebê veja o livro como mais um brinquedo, com o qual poderá aprender, crescer, descobrir, criar fantasias, e ouvir muitas histórias interessantes e encantadoras. Você sabia que à hora do banho é uma boa oportunidade para seu bebê se acostumar com livros? Pois é. Existem livros de plástico ideal para essa hora. Como o banho é muito prazeroso para a criança, esta poderá associar o livro a um evento gostoso. Se a leitura for estimulada desde pequenino, o manuseio do livro para essas crianças já será comum.
Como escolher um livro para meu filho?
Muitas crianças são resistentes a leitura. Os livros ilustrados ajudam muito a atrair o interesse deles. É importante atentar para a adequação entre a idade da criança e a faixa etária indicada no próprio livro. Indicações de parentes, amigos e principalmente, educadores, ajudam - e muito. Busque sempre livros com temas atraentes e linguagem adequada para cada idade. Tomando o cuidado, claro, de escolher obras que proponham algum tipo de reflexão e que sejam bem escritas. Cuidado para não forçar a barra - nunca obrigue a leitura nem indique obras impróprias para a sua faixa etária. Se começarmos exigindo que eles leiam livros mais sérios e pesados, podemos perder o leitor. E é importante também variar sempre. Lembre que as crianças precisam experimentar vários materiais de leitura. Por exemplo, livros só de figuras, quadrinhos, revistas, poemas e até os jornais (mostre a ele a parte com palavras cruzadas e, claro, as tirinhas e charges).
Quanto tempo eu devo ler para meu filho?
A Fundação Nacional de Leitura Infantil (National Children's Reading Foundation, www.readingfoundation.org), que reúne instituições voltadas à disseminação da leitura, tem um slogan que diz muito em poucas palavras: "Leia com uma criança. São os 20 minutos mais importantes de seu dia". Ou seja, não é preciso ler por muito tempo, mas é importante inserir a leitura na rotina da criança e da família. Pratique regularmente. É importante que seja todos os dias da semana. Pouco, mas frequentemente é a melhor estratégia. Os professores da escola têm um tempo limitado para ajudar individualmente a leitura dos alunos.
Eu não tenho dinheiro para comprar livros. O que faço?
Segundo dados do IBGE, 85% dos nossos municípios possuem bibliotecas públicas e bem equipadas! Acostume-se a frequentá-las com o seu filho e mostre quanta coisa interessante ele pode descobrir com os livros.
Parabéns pela iniciativa. Tudo reunido num texto fica muito mais confortável.
ResponderExcluirps: vou adicionar algo. É interessante as mães levarem as crianças para um sarau.
Paulo Ghiraldelli Jr
Obrigado professor!
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