segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Como incentivar crianças, jovens e adultos a lerem?

por João Elter Borges Miranda



Quais são os benefícios da leitura? Como incentivar crianças, jovens e adultos a lerem? Para essas e outras dúvidas dentro do assunto em questão existem muitos artigos na internet. Eu resumi alguns deles para vocês. Sintam-se à vontade para acrescentar algo, comentando este post.

Quais são os benefícios da leitura?


1) Solta a imaginação.
2) Estimula a criatividade.
3) Aumenta o vocabulário.
4) Facilita a escrita.
6) Ajuda na vida profissional.
7) Melhora a comunicação com os outros.
8) Amplia o conhecimento geral.
9) Liga o senso crítico na tomada.
10) Eleva a auto-estima.
11) Constrói sonhos e nos empurra à realização.
12) É possível experimentar com a leitura, sem de fato experimentar fisicamente.


Como despertar nas crianças o hábito de ler?


1) Pais que leem servem de exemplo ao filho. O melhor estímulo que os pais podem oferecer à criança - e que pode ser o principal é o exemplo. Crianças que veem os pais lendo, que percebem que os pais têm prazer ao ler, são crianças mais interessadas em leitura do que as filhas de pais que não leem e não gostam de ler. Lembre-se que elas  gostam de copiar. Que é sua forma de aprender. Se elas notam que você gosta de ler provavelmente farão o mesmo. É necessário estar convencido de que a leitura deve ser empregada como uma forma mais de diversão e não como uma obrigação.  Portanto, os livros não devem ser introduzidos no cotidiano da criança só quando ela está aprendendo a ler ou somente quando entra na escola. No princípio, trate de dar preferência aos livros ilustrados, com poucas palavras, e faça com que seu filho o toque, o acaricie, cheire, e tenha todo tipo de contato com ele. Ler para o filho estreita o vínculo familiar. Afinal, trata-se de uma experiência compartilhada. Lendo, você ri e se emociona, mostra à criança seu lado humano e capta os sentimentos dela. 

2)  Quando ficam um pouquinho maiores, o ideal é ler em voz alta, seguindo sempre as estórias do livro. Dê importância especial ao tempo que dedica para tomar seus filhos nos braços e compartilhar com eles o prazer de ler um conto, longe das distrações da televisão. Compartilhar uma história já é uma forma de leitura. O fato de a criança ainda não saber ler convencionalmente não significa que não possa presenciar das mais variadas situações de leitura. Nesta situação, o adulto é um mediador entre a criança e o livro, ou seja, é ele quem lê para ela, de preferência com entonação e emoção. Neste momento, o que interessa é o prazer pela leitura e o afeto que envolve o momento. Muitos dos livros para crianças em fase de pré-alfabetização são verdadeiros brinquedos. Coloridos e dobráveis, eles são muito lúdicos, o que estimula o gosto pelos livros. Desde pequenas, as crianças devem se sentir motivadas a ler. Elas precisam perceber a leitura como um desafio interessante e prazeroso.
3) Quando seu filho já está numa idade em que consiga estar mais quieto nos lugares fechados, leve-o para visitar uma biblioteca. A criança, quando se familiariza com os livros, aprende a manuseá-los, está construindo uma amizade, um laço com a leitura. Sentir-se-á mais próxima ao lugar e desejará voltar muitas vezes para escolher o livro que quiser. Encoraje seus filhos e sobrinhos a buscarem que livros gostariam de folhear, que revista lhe chamam mais a atenção

4) Ajude-os a criarem metas individuais de número de páginas a serem lidas ao longo da semana, seguindo sempre o próprio ritmo da criança ou do jovem.
5) Outra forma de estimular o interesse da criança pelos livros é converter um livro em um prêmio. Cada vez que tiver que premiar seu filho por algo importante, presenteie um livro sobre o seu assunto favorito.

6) Participe da leitura. Quando seu filho terminar de ler o conto, peça-lhe que lhe conte algo que aconteceu com algum personagem, ou inclusive faça com que seu filho adivinhe o que passará no final. Aproveite para fazer comentários sobre as situações boas e más, e fazer comparações de um pedaço da estória com suas experiências, como “o que você faria no lugar dele?” “Será que isso vai acontecer com a gente algum dia?”. Comece a participar e a imaginar finais diferentes, e a viver várias sensações rindo, emocionando-se, e não deixe de surpreendê-los com novos contos. Enfim, comente sempre o livro com ele. Incentive-o a falar da história e contá-la para outras pessoas.

7) Ajude seu filho a formar sua própria biblioteca. É uma boa ideia estimular as crianças a formarem suas próprias bibliotecas que podem ser compartilhadas com seus irmãos e amigos e a colaborar, sempre que possível, com a biblioteca da escola. Comentar uma determinada leitura com outras crianças pode ser uma atividade interessante, da qual podem surgir novos interesses que levem, por sua vez, a novas leituras.

8) Procure fazer com que a criança acumule experiências que a motivem a ler. Ajudar a criança a acumular experiências relacionadas à leitura a motivará a seguir em frente. Por exemplo, se a criança ver num programa de televisão um livro famoso ser mencionado, seria interessante dar-lhe de presente esse livro.

9) Escolha uma hora bem calma. Com as crianças, nós sabemos que há “horas calmas” e “horas agitadas”. Procure um lugar e uma hora calmos e sente-se com um livro.

10) Se ele pronunciar uma palavra errada, não interrompa imediatamente. Ao invés disso, dê a oportunidade para autocorreção. É melhor ensinar algumas palavras desconhecidas para manter o fluxo e o entendimento da frase do que insistir em fazê-lo pronunciar o som exato das letras.

Como despertar nos jovens o hábito de ler?


Os professores e pais sabem o quanto é complicado e quase impossível fazer com que os jovens leiam. Para resolver isso eu recomendaria primeiramente descobrir o assunto que é de interesse deles. Posteriormente, faça uma aliança com esses tais interesses. Como? Pesquise sobre o que ele goste, e quando já estiver inteirado sobre o assunto, faça perguntas e também afirmações. Nesses momentos aproveite para mostrar algum livro e/ou revista sobre o assunto em questão. E, claro, informe os professores deles sobre o tal assunto. Por quê? Primeiro, porque os professores da escola têm um tempo limitado e raramente poderão descobrir isso. Segundo, porque só conhecendo bem o jovem que o professor saberá quais livros terá que escolher para trabalhar com eles. E depois levá-los a leitura de clássicos.


Infelizmente a escola, muitas vezes, distorce a leitura impondo aos jovens o dever de cumprir artificialismos, como por exemplo: fazer resumos ou preencher fichas após a leitura de um romance ou conto, utilizar a leitura como pretexto para trabalhar questões estruturais da língua, responder questionários imensos sobre o texto lido. Assim, o jovem não lê para melhor compreender a vida, mas para cumprir os artificialismos e pretextos impostos pela escola. Essa maneira burocrática, descontextualizada e sem nenhum significado para eles atualmente usada pela maioria das escolas deve ser urgentemente esquecida.

Outro grande problema é que os jovens preferem ficar na internet, conversar com amigos nos programas de bate papo, ficar até altas horas em festas do que ler um livro ou qualquer outra coisa que contenha boas informações. E é pensando nisso que o site LivroClip (www.livroclip.com.br), com uma série de curtas animados com curiosas combinações - com duração de cinco minutos cada - visa atrair eles para a leitura de clássicos. Os filminhos, produzidos em animação, são simples, mas bem feitos, e contam um pouco da vida e da obra do autor retratado, destacando aspectos próximos do dia-a-dia dos jovens. Para aumentar o apelo junto ao público alvo, os desenhos ganham a trilha sonora de cantores e bandas populares entre eles.

Outra maneira interessante que não beira a força de atração da internet, mas chega perto, são reportagens sobre jovens e acontecimentos do dia a dia deles. E também coisas interessantes que acontecem no mundo a fora. Revistas como superinteressante e mundo estranho trazem muito disso. Jovens gostam de ler coisas atrativas. Pense como eles que você encontrará a resposta

Como despertar nos adultos o hábito de ler?


Missão espinhosa? Sem dúvida. Porém, não é impossível. Mais do que a possibilidade de se desligar do mundo real e embarcar no enredo de uma bela obra literária, é necessário dar ao adulto a dimensão de que ler é uma experiência de múltiplas faces: ela pode mudar a vida dele e ajudá-lo em conquistas palpáveis, seja o ingresso numa boa universidade ou um simples bate-papo, mais animado e inteligente, na mesa de um bar. Também é preciso facilitar ao máximo o acesso dele ao livro, pois a vida adulta geralmente pressupõe trabalho, falta de tempo, cansaço e pouca disposição para qualquer assunto que não seja "urgente". O segredo é transformar esses supostos impedimentos em motivos para colocar a leitura na pauta do dia a dia. Mostre que ler pode ser, por exemplo, o jeito mais divertido de encurtar o trajeto entre a casa e o trabalho, ou de enfrentar uma longa fila no banco. E, quanto mais próximos os livros estiverem, melhor. Tanto faz se a biblioteca fica numa casa da vizinhança, no caminho para o serviço ou no próprio ambiente de trabalho.


Quando começar a ler para meu filho?


O quanto antes. O bebê, mesmo dentro da barriga, sente e escuta a voz da mamãe. Uma mamãe que conta histórias para o seu filhote durante a gestação oferece uma experiência que pode ser levada para toda a vida se for sempre estimulada. Depois do nascimento, a mamãe, ou mesmo o papai, deve continuar a contar histórias para o seu pequeno. A partir do momento em que o pequeno começa a pegar objetos e a brincar, brincadeiras com livros já podem ser introduzidas no cotidiano da criança. O segredo nesta idade é fazer com que o bebê veja o livro como mais um brinquedo, com o qual poderá aprender, crescer, descobrir, criar fantasias, e ouvir muitas histórias interessantes e encantadoras. Você sabia que à hora do banho é uma boa oportunidade para seu bebê se acostumar com livros? Pois é. Existem livros de plástico ideal para essa hora. Como o banho é muito prazeroso para a criança, esta poderá associar o livro a um evento gostoso. Se a leitura for estimulada desde pequenino, o manuseio do livro para essas crianças já será comum.


Como escolher um livro para meu filho?


Muitas crianças são resistentes a leitura. Os livros ilustrados ajudam muito a atrair o interesse deles. É importante atentar para a adequação entre a idade da criança e a faixa etária indicada no próprio livro. Indicações de parentes, amigos e principalmente, educadores, ajudam - e muito. Busque sempre livros com temas atraentes e linguagem adequada para cada idade. Tomando o cuidado, claro, de escolher obras que proponham algum tipo de reflexão e que sejam bem escritas. Cuidado para não forçar a barra - nunca obrigue a leitura nem indique obras impróprias para a sua faixa etária. Se começarmos exigindo que eles leiam livros mais sérios e pesados, podemos perder o leitor. E é importante também variar sempre. Lembre que as crianças precisam experimentar vários materiais de leitura. Por exemplo, livros só de figuras, quadrinhos, revistas, poemas e até os jornais (mostre a ele a parte com palavras cruzadas e, claro, as tirinhas e charges).

Quanto tempo eu devo ler para meu filho?


A Fundação Nacional de Leitura Infantil (National Children's Reading Foundation, www.readingfoundation.org), que reúne instituições voltadas à disseminação da leitura, tem um slogan que diz muito em poucas palavras: "Leia com uma criança. São os 20 minutos mais importantes de seu dia". Ou seja, não é preciso ler por muito tempo, mas é importante inserir a leitura na rotina da criança e da família. Pratique regularmente. É importante que seja todos os dias da semana. Pouco, mas frequentemente é a melhor estratégia. Os professores da escola têm um tempo limitado para ajudar individualmente a leitura dos alunos.


Eu não tenho dinheiro para comprar livros. O que faço?


Segundo dados do IBGE, 85% dos nossos municípios possuem bibliotecas públicas e bem equipadas! Acostume-se a frequentá-las com o seu filho e mostre quanta coisa interessante ele pode descobrir com os livros.







2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa. Tudo reunido num texto fica muito mais confortável.
    ps: vou adicionar algo. É interessante as mães levarem as crianças para um sarau.

    Paulo Ghiraldelli Jr

    ResponderExcluir